Afinações alternativas

Talvez você não precise de um novo instrumento e sim de uma nova afinação...

A afinação standard (padrão) é ótima e permite uma gama enorme de possibilidades, porem dependendo do seu estilo musical, você se sentirá estagnado, e ai entra em cena as afinações alternativas que basicamente se dividem em dois grupos: Drop e Open.
 

A Drop é uma velha conhecida dos guitarristas. Quem nunca ouviu o termo "essa guita tá dropada" enquanto tocava uma musica mais pesada? 

No resumo esta técnica consiste em abaixar a afinação para tons abaixo garantindo frequencias mais graves, consequentemente com mais peso. Bandas como Deftones, Nirvana, Radiohead, Pantera e outras com um som mais heavy usam com frequência a afinação Drop, seja em Ré (Drop D) ou em Dó (Drop C).

Falando assim parece ser complicado, mas é mais simples do que você imagina, o Drop D por exemplo consiste apenas em abaixar a sexta Mi para Ré e por ser uma alteração leve, pode ser feita basicamente em qualquer calibre de corda, já que geralmente não exige que se mude nada no instrumento. 

Porem, para afinações mais extremas, o ideal é usar calibres mais pesados como 0.11, 0.12 e até 0.13, pois conforme se abaixa o tom, a tendência é que as cordas percam tensão, dando uma sensação de estarem bambas, por isso encordoamentos com tensões maiores são quase que essenciais nesses momentos.

Vale lembrar que este tipo de afinação não é exclusivo para guitarras, baixistas como Tim Commerford (Rage Against The Machine e Audioslave) ou violonistas como Lindsey Buckingham (ex-Fleetwood Mac) são adeptos assíduos desse estilo.

Já a Open é uma afinação de nicho, o que não significa que são menos conhecidas, já que foi popularizada por musicas do gênero Folk, Country e é utilizada por grandes bandas como Pink Floyd (Fearless do álbum Meddle, em Open G) e até mesmo influenciou novos gêneros como o Math Rock e Midwest Emo.

Na pratica se trata de uma afinação semelhante a Viola Caipira que ao tocar as cordas sem nenhum acorde podemos ter Mi ou Ré, dependendo da afinação utilizada, o que simplifica a forma de tocar.

Porém existem alguns detalhes, as afinações abertas precisam de um pouco mais de atenção para serem alcançadas, o que significa que talvez um jogo de cordas seja sacrificado nesse caminho. Além disso todos os shapes que você se acostumou vão mudar e será preciso se adaptar. Mas não desanime, esse novo aprendizado lhe auxiliará no processo criativo e na forma como enxerga o instrumento.

Dentre as mais comuns temos a afinação DADF#AD utilizada por Bob Dylan e a EBEG#BE utilizada pelo Johnny Marr dos Smiths e em algumas musicas do Rolling Stones como "Gimme Shelter". 

E ai, bora praticar?

01/06/2023
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

AMERICAN MUSICAL - INSTRUMENTOS MUSICAIS E ACESSORIOS LTDA - CNPJ: 20.314.059/0001-61 © Todos os direitos reservados. 2024